Participativa e de luta, a juventude do PT Petrópolis luta há anos pela transformação da sociedade e por melhorias nos serviços públicos. Participamos dos conselhos municipais, dos períodos eleitorais de forma protagonista, do movimento estudaltil e da discussções internas do Partido dos Trabalhadores.
Somos de esquerda, socialistas e democráticos. E por isso, nos identificamos com quaisquer revindicações por avanço na qualidade dos serviçõs públicos. Nos identificamos também com a participação popular nas decisões governamentais e por isso estivemos presentes em outras grandes manifestações, como a da luta pelos royaltes do petróleo, ao lado de mais de 100 mil pessoas no Rio, da luta pelos 10% do PIB para a educação, em Goiânia, ao lado de 10 mil estudantes entre outras.
Cerca de 10 mil pessoas foram para às ruas em Petrópolis |
Agora, no momento em que boa parte da população decide se unir à aqueles que já estavão nas ruas revindicando nossos direitos, não poderiamos ficar de fora, e não ficamos. Apesar do notório nivel de despolitização de grande maioria e dos ideias muitas vezes com tons fascistas como o ódio aos partidos políticos e seus filiados entendemos este momento como único, do qual a esquerda não poderia estar distante. É um movimento oriundo das revindicações do povo, mas sofre, assim como outros sofreram na história, da apropriação da burguesia, da grande mídia e da extrema direita. Cabe então, aos movimentos sociais, aos partidos, as juventudes organizadas e outros que sempre lutaram contra a opressão, levantarmos nos protestos as bandeiras do combate a desigualdade social, aos abusos dos que ganham com o sofrimento do povo e aos que tentam usar do movimento uma trampolim para fins anti-democráticos.
Assembléia de Organização para definir a pauta das manifestações |
Foi com este pensamento que participamos ativamente das manifestações em Petrópolis, já que compartilhamos os
objetivos de mudança na política e lutamos por isto há tempos. Somos
partidários, militantes sociais e estudantis, e a massificação das ideias que
sempre defendemos nos anima. Por fim, acreditamos que a juventude deu um passo
a frente na consciência política e protagonismo social. Porém, sempre lembramos que não podemos
tolerar discursos apolíticos, generalizados e preconceituosos contra partidos e
outras organizações. A JPT PETRÓPOLIS é prova de que podemos fazer diferente,
com as inúmeras maneiras de luta.
JPT Petrópolis presente na grande manifestação petropolitana |