segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CAMPEONATO DE SKATE PETROPOLITANO É SUCESSO NOVAMENTE!

No dia 28 de Janeiro a Associação Petropolitana de Skate, a Coordenadoria de Juventude do SETRAC e o Conselho Municipal da Juventude deram mais um show na organização da primeira etapa do ano do Campeonato Petropolitano de Skate. Cerca de 100 jovens estiveram presentes durante todo o sábado de competição e diversão. "Provamos mais uma vez a força da juventude organizada e disposta a mudar a cara da cidade. Vamos cada vez mais fortalecer o esporte, a cultura e a educação em nossa juventude através de iniciativas como estas.", disse Yuri Moura, Coordenador de Juventude da Prefeitura de Petrópolis e Presidente do Conselho Municipal de Juventude. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da Gatorade e das lojas Kilôko e Spaço Surf.





PARCERIA: APES, CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE E COORDENADORIA DE JUVENTUDE





EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO "POR TRÁS DO CIMENTO CINZA...EXISTE UM CORAÇÃO VERMELHO."
PRODUZIDO PELO SKATISTA PETROPOLITANA RENAN CARVALHO


FONTE: FALAJUVENTUDE!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SEGMENTO DE CULTURA DE RUA DEBATE AVANÇOS


O segmento de Cultura de Rua da cidade de Petrópolis se reuniu na última segunda (23). No encontro foram debatidos os avanços e projetos para o segmento, assim como a atuação do mesmo no Conselho Municipal de Cultura (CMC). Representantes da dança de rua, do rap, do graffiti, do skate, dj's e produtores culturais estiveram presentes, além de Leonardo Randolfo - Presidente do CMC, Yuri Moura - Presidente do CMJ e Neiva Voight representante do segmento de dança. Na ocasião, os já conselheiros, Jefte Francisco e Dj João foram reeleitos para a missão de representar o segmento no CMC.

FONTE: FALAJUVENTUDE!

domingo, 22 de janeiro de 2012

CAMPEONATO DE SKATE PETROPOLITANO 2012!




PARCERIA: APES, CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE E COORDENADORIA DE JUVENTUDE

A Associação Petropolitana de Skate, a Coordenadoria de Juventude do SETRAC e o Conselho Municipal da Juventude começam bem o ano de 2012. Após o sucesso de duas etapas em 2011 do Campeonato Petropolitano de Skate, a organização prepara a primeira etapa do ano. "A organização do skate está cada vez mais forte na cidade. A APES é muito ativa e tem feito ótimas parcerias com os órgãos e entidades de juventude, com certeza teremos mais conquistas neste ano e iremos lutar por uma reforma geral em nossa pista de skate" disse Yuri Moura, Coordenador de Juventude da Prefeitura de Petrópolis e Presidente do Conselho Municipal de Juventude.


1º CAMPEONATO DE SKATE PETROPOLITANO 2012

CATEGORIAS:
Iniciante
Amador

INSCRIÇÕES (SERÃO FEITAS SOMENTE NO LOCAL):
R$ 5,00

MAIORES INFORMAÇÕES:
(24)9951-7408 - Renan
(24)9278-3005 - Fred
(24)9255-3119 - Rafael
(24)9945-4307 - Yuri Moura
feelingclothing.blogspot.com
skatesemfinslucrativos.blogspot.com
falajuventudepetropolis.blogspot.com

ORGANIZAÇÃO:
APES
Conselho Municipal De Juventude
Coordenadoria de Juventude
Feeling Clothing
Skate Sem Fins Lucrativos
Kiloko
Spaço Surf
Tabu

FONTE: FALAJUVENTUDE!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SEGMENTO DE CULTURA DE RUA DA CIDADE SE REÚNE

Pessoal de Petrópolis. Convido artistas, agentes culturais e demais interessados em CULTURAS URBANAS para uma reunião na qual serão discutidas questões ligadas à criação de políticas culturais para os movimentos urbanos em Petrópolis. Nessa reunião também serão nomeados dois representantes que atuarão como mediadores entre a "classe" e o poder público, dentro do Conselho Municipal de Cultura - CMC. A reunião será realizada na Segunda-Feira, dia 23/01/2012, às 15:00h na sala Sylvia Orthof (Centro de Cultura Raul de Leoni).

Lembrem-se, em 2011 Petrópolis conquistou a adesão do Plano Municipal de Cultura ao Sistema Nacional de Cultura, que é responsável pela repasse das verbas federais para os programas de fomento à produção cultural dos Estados e Cidades.
Cultura e Arte também são assuntos de política, economia, mercado de trabalho, reformação sócio-cultural.

Não fiquem de fora! Compareçam! Divulguem!


Jefte Francisco - Conselheiro Municipal de Cultura pelo Segmento de Cultura de Rua

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

REDE FALA JUVENTUDE É INTEGRAÇÃO!


A REDE FALA JUVENTUDE! é uma rede de integração entre os movimentos de juventude da cidade do Programa FALA JUVENTUDE! criado pela Coordenadoria de Juventude. A rede utiliza a internet (facebook, blog e e-mails) para maior contato entre o que acontece no mundo jovem e as juventudes organizadas da cidade. Na rede também estão secretários municipais, vereadores e deputados ligados a Petrópolis. "Já são mais de 40 órgãos representados na rede. Assim todas as juventudes organizadas ficam sabendo e ajudam na divulgação dos projetos da Coordenadoria de Juventude e do Conselho Municipal de Juventude.", disse Yuri Moura, Coordenador de Juventude e Presidendo CMJ. Para cadastro na REDE FALA JUVENTUDE! as entidades que trabalham com jovens podem entrar em contato por: falajuventudepetropolis@gmail.com falajuventude@petropolis.rj.gov.br

FONTE: FALAJUVENTUDE!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Conselho da Juventude amplia poder

O Conselho Municipal da Juventude comemora o bom ano de 2011, que teve a implantação do órgão, e várias realizações e pode se tornar deliberativo. O CMJ se organiza agora para garantir que as conquistas da área sejam mantidas, mesmo que haja mudança de governo. Para isso, os conselheiros esperam para este ano a aprovação de um pacote de projetos na Câmara Municipal: Estatuto de Juventude, Fundo de Juventude e Plano Municipal de Juventude. Além disso, existe a proposta de tornar o conselho deliberativo. Yuri Moura, presidente da CMJ, explica os objetivos.

“Queremos garantir neste ano o que já está previsto nas leis. A lei para tornar o conselho deliberativo e os outros projetos já estão sendo mandados para a Câmara através do Gabinete do Prefeito. O número de vagas também deve aumentar de 15 para 19, buscando representar mais setores no conselho. O plano vai fixar políticas públicas para a juventude nos próximos 10 anos e o conselho vai cobrar a realização das metas. Não é obrigado a seguir, mas ajuda o poder público a ter uma direção, um caminho a trilhar já planejado anteriormente”, informou Yuri Moura, que também é da Coordenadoria de Políticas Especiais para a Juventude, ligada ao Setrac.

O Fundo Municipal de Juventude será constituído de uma receita de 2,5% da arrecadação do IPTU ou do ISS. É o principal projeto que garante recursos para o setor. A área já conta com uma emenda do deputado estadual Robson Leite (PT) para realizar ações neste ano. O deputado protocolou uma emenda de R$ 200 mil ao orçamento estadual de 2012 para a Promoção e Defesa dos Direitos da Juventude de Petrópolis. Com essa verba, a meta é montar o Centro de Referência da Juventude (CRJ), que já existe no Rio de Janeiro e Niterói.

Com o intuito de fortalecer o conselho e torná-lo mais participativo, a direção procura dar voz a todos os segmentos. Na cidade já existem 10 juventudes partidárias, três com representação no CMJ (JPT, JPSDB e JPSB). Contudo, Yuri alerta que a falta de presenças nas reuniões mensais pode acarretar em exclusão. Na Lei 6313/2005 está previsto que o conselheiro que faltar a três reuniões consecutivas ou a cinco reuniões alternadas sem a devida justificativa será substituído automaticamente. Foi assim que a tradicional Associação Petropolitana de Estudantes (APE) perdeu a cadeira para a Juventude do PSB.
“Não podemos mais depender das políticas de governo, onde as trocas de administração atrapalham o desenvolvimento do setor. Assim, como já acontece em outras cidades do país, queremos pedir status de secretaria à coordenadoria. Nem que seja junto de outros segmentos de atuação, como idosos e deficientes físicos. Já recebemos a notícia de que tem candidato a prefeito que virá com essa proposta”, destacou Yuri.

Em fevereiro, uma reunião das juventudes do PT e do PSDB, união improvável no plano político nacional, terá como fruto uma carta direcionada aos pré-candidatos a prefeito. Nela estará um pedido para que eles tenham comprometimento com o Plano de Juventude e coloquem, se forem eleitos, as indicações em prática. O CMJ lançará também em 2012 uma campanha incentivando o voto aos 16 anos, estimulando o protagonismo juvenil no Ensino Médio e nas universidades.

“A juventude partidária é focada na conscientização do jovem, somos diferentes do partido nesse ponto. Queremos ajudar essa faixa etária e mostrar a importância de ter uma consciência política”, ressaltou Murilo Rocha, secretário executivo do Conselho Municipal de Juventude e presidente da Juventude do PSDB. No dia 21 de janeiro acontece a próxima reunião do conselho, às 11h, na sede da Setrac (Avenida Ipiranga, 544 – Centro).

TRIBUNA DE PETRÓPOLIS por Leonni Pissurno (08/01/12)