A União Nacional dos Estudantes (UNE) finalizou o maior Congresso de sua história neste domingo (17), elegendo o jovem Daniel Iliescu, do Rio de Janeiro, como seu novo presidente. A Juventude do PT manteve sua representação na vice-presidência, com Clarissa da Cunha, também do Rio de Janeiro, e 4 membros da executiva.Oito mil estudantes de todo o Brasil participaram do Congresso em Goiânia, que em sua etapa preparatória nos estados reuniu os votos de mais de 1,5 milhão de alunos de universidades públicas e particulares. Houve, no total, votação em 97% das universidades de todo o país.
A chapa de Iliescu, "Movimento estudantil unificado para as mudanças do Brasil", foi eleita com 2,369 mil votos, o que representa 75,4% dos votos dos 3.138 delegados credenciados que votaram no 52º Congresso. Concorreram também as chapas, "Oposição de Esquerda" (18,5% - 581 votos), "MUDE - Movimento UNE democrático" (5,8% 183 votos) e "Por uma nova UNE" (0,1% - 5 votos). Os petistas contabilizavam aproximadamente 1.000 delegados eleitos e 733 delegados presentes na plenária final do Congresso da UNE (23% dos delegados), distribuídos entre diferentes teses.
Com informações do www.une.org.br e Assessoria JPT
A JPT PETRÓPOLIS parabeniza a militante Clarissa da Cunha pela conquista e fica a disposição para qualquer tipo de apoio.